O Que é Fluxo de Caixa e Por Que Ele é Essencial para o Seu Negócio
10/06/2023 ∙ igorolf
Introdução
Empreender é um desafio diário, e durante a jornada, é normal se deparar com novos termos e conceitos que não estamos familiarizados, principalmente no início da jornada. Um dos desafios mais comuns dos empreendedores, até mesmo para aqueles que já tem algum tempo de mercado, está no controle e gestão de fluxo de caixa. Fazer a gestão de fluxo de caixa é essencial para a organização e sucesso do negócio, pois garante não só que os negócios consigam manter as portas abertas, mas também como proporcionar crescimento e lucratividade.
De acordo com o Sebrae, em um estudo realizado em 2022, cerca de 29% dos micro e pequenos negócios fecham antes de completarem 5 anos, por falta de planejamento. Isto nos mostra que não ter um planejamento adequado, principalmente o planejamento financeiro, é um fator de extremo risco para o seu negócio.
O que é Fluxo de Caixa?
O fluxo de caixa é o termo financeiro referente ao registro de entradas e saídas do caixa da empresa, ou seja, leva-se em consideração todos os registros de receitas e despesas nas contas e saldos bancários da empresa, proporcionando assim o controle essencial ao gerenciamento do negócio.
Através dos registros do fluxo de caixa, consegue-se manter o fluxo de entradas e saídas financeiras de forma organizada, pois possibilita construir um histórico confiável de datas, valores, fornecedores, clientes, tipos de receitas e despesas, além de conciliar e verificar os saldos financeiros da empresa.
O que compõe o Fluxo de Caixa?
O fluxo de caixa é geralmente composto por:
| Componente | Descrição |
| Clientes | Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que são clientes da empresa. |
| Fornecedores | Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que são fornecedores de produtos e/ou serviços a empresa, incluindo funcionários e outros prestadores de serviços. |
| Tipos de Receitas | Categoria de receitas da empresa. São alguns exemplos de receitas: – Venda de serviços/produtos, ou seja, atividades fim da empresa; – Receitas financeiras (Provenientes de aplicações/rendimentos financeiros); – Receitas não operacionais (Provenientes de outras fontes que não são a atividade fim da empresa. Exemplo: Indenizações, restituições). |
| Tipos de Despesas | Categoria de despesas da empresa. São alguns exemplos de despesas: – Impostos sobre serviços e produtos comercializados; – Despesas do Setor Pessoal, como folha de pagamento, benefícios salariais, encargos, etc; – Despesas com prestadores de serviços; – Despesas financeiras (Provenientes de tarifas bancárias, despesas com juros, multas e outras despesas financeiras); – Compra de estoque e/ou matéria prima; – Despesas administrativas; Despesas de infraestrutura, como aluguel, conta de energia, água, condomínio, etc. |
| Contas Bancárias | Cadastro das contas bancárias utilizadas pela empresa. |
| Lançamentos | São os lançamentos financeiros do fluxo de caixa. Geralmente fazem parte de um lançamento: – Cliente ou Fornecedor que gerou o lançamento; – Tipo de Lançamento: Se é Entrada ou Saída; – Tipo de Receita ou Despesa; – Conta Bancária em que a transação ocorreu; – Valor financeiro do lançamento; – Data do lançamento. |
Benefícios do controle do Fluxo de Caixa
Ter o controle do fluxo de caixa da sua empresa em dia, traz diversos benefícios para o seu negócio, como:
- Precisão dos registros contábeis, essencial para a elaboração da DRE e balanço patrimonial pelo seu contador, que são documentos essenciais e requisitados pelo fisco.
- Conhecimento do lucro ou prejuízo da sua empresa, podendo se tomar medidas para evitar a quebra ou falência do negócio, ou de otimizar os lucros e expandir a empresa.
- Evitar perdas e extravios, uma vez que os sócios têm conhecimento preciso do destino dos recursos do caixa da empresa, assim como se certificar de que os valores disponíveis nas contas bancárias da empresa estão coesos.
- Saber as maiores despesas e receitas do negócio, para otimização do seu fluxo de caixa e lucratividade.
- Ter previsibilidade e planejamento quanto ao futuro da empresa.
Como elaborar um Fluxo de Caixa eficiente?
Para elaborar um fluxo de caixa eficiente, o ideal é que você utilize alguma ferramenta específica para este propósito, para que você construa um histórico confiável e tenha consistência nos dados e cálculos registrados. Portanto, você pode utilizar uma Planilha de Fluxo de Caixa ou um Sistema de Gestão Financeira Empresarial.

Dicas para elaborar de um fluxo de caixa eficiente:
- Cadastre todos os seus clientes e fornecedores que geraram algum tipo de lançamento financeiro no seu fluxo de caixa.
- Cadastre todas as categorias de despesas e receitas da sua empresa, tanto operacionais (que tenham relação com a atividade fim da empresa) como não operacionais (que não tenham relação com a atividade fim da empresa).
- Cadastre todas as contas bancárias utilizadas pela sua empresa.
- Registre todos os lançamentos de despesas e receitas, com a categoria correspondente cadastrada, juntamente com o valor, data e conta bancária do lançamento.
- Faça regularmente a conciliação bancária do seu fluxo de caixa, com as transações das contas correntes da empresa, pois você se certifica de que os lançamentos e valores estão corretos e o saldo tanto no fluxo de caixa quanto nas contas bancárias estão coesos.
Importância do Fluxo de Caixa na gestão financeira
Quando o Fluxo de Caixa é feito de forma correta e consistente, ou seja, você não deixa de fazê-lo, você preza pela saúde financeira do seu negócio, pois, desta forma, você tem os dados financeiros atualizados e consegue tomar ações emergenciais caso algo não esteja indo bem, como eventuais prejuízos financeiros do seu negócio.
Muitos empresários acabam não fazendo o fluxo de caixa, ou o não fazem de forma correta, e não têm conhecimento se o negócio está lucrando ou dando prejuízo. Portanto, isto comumente gera aquela sensação de “não ver dinheiro” no negócio, apenas a sensação de muito trabalho e pouco ou nenhum retorno financeiro. Muitos empresários tocam o negócio se confiando que vai melhorar ou que uma determinado acontecimento ou situação é passageira, e quando de fato tomam alguma decisão, já é muito tarde e se encontra em apuros.
Uma metáfora que pode ser associada a uma empresa, seria a do navio. Podemos pensar que uma empresa é como um navio, navegando em alto mar. Um navio é uma estrutura grande e pesada, toda e qualquer mudança de rumo necessita de planejamento e de antecedência. Desviar de um obstáculo de último instante pode causar um acidente devido não ter a distância e o tempo necessário para ajustar a rota e velocidade. O mesmo se aplica a uma empresa. O quanto antes notarmos algo errado, o quanto antes precisamos agir, caso contrário, pode ser tarde demais. E uma maneira de fazer isto, é com o seu controle de Fluxo de Caixa em dia.
Erros comuns no gerenciamento de Fluxo de Caixa
Existem erros que são bastante comuns no gerenciamento do Fluxo de Caixa, no entanto elencamos aqui alguns deles para você se precaver:
- Deixar de fazer do Fluxo de Caixa uma rotina: A gestão de Fluxo de Caixa, deve ser uma rotina estabelecida e rigorosamente seguida em sua empresa. O Fluxo de Caixa é tão importante quanto vender e receber dinheiro do seu cliente. Nunca deixe de fazê-lo e revisá-lo. Preferencialmente você deve fazer o Fluxo de Caixa de forma diária ou compatível com a periodicidade em que acontece as movimentações financeiras do seu caixa, não o deixe para depois.
- Misturar contas pessoais com as contas da empresa: Isto nunca deve ser feito, nem no fluxo de caixa, nem na utilização das contas bancárias da empresa. Um dos segredos mais importantes em uma gestão financeira de sucesso é a separação da pessoa jurídica da sua pessoa física, até porque, isto é o esperado pelo fisco e pela legislação, ao contrário, além do risco financeiro, pode trazer sérias consequências fiscais e processuais para a sua empresa.
- Não categorizar lançamentos adequadamente: Não utilizar a categoria correta de despesas e/ou receitas, pode pôr em risco a confiabilidade do seu fluxo de caixa, pois caso haja algum problema, você não conseguirá identificar de fato a origem precisa, pois há inconsistência na classificação.
- Errar lançamentos: Errar valores, datas ou contas bancárias, vai trazer inconsistências sérias para a sua gestão de Fluxo de Caixa, pois não vai representar a realidade de data ou valor do lançamento. O ideal é que você faça a conciliação bancária frequentemente, para se certificar de que as datas, valores e contas bancárias dos lançamentos estão corretas.
Conclusão
Em suma, o controle de Fluxo de Caixa é essencial para a saúde e sucesso do seu negócio. Através da gestão de Fluxo de Caixa, pode-se ter o controle da gestão financeira da empresa em dia, possibilitando assim a tomada de decisões e planejamento do crescimento da empresa. Portanto, você diminui o risco e aumenta as chances de sucesso do seu negócio. Não deixe de realizar a sua gestão de Fluxo de Caixa.
Gostou do conteúdo? Explore mais artigos aqui no nosso blog.
Deixe seu comentário
0 comentários