Introdução
Receber pagamentos no digital é algo essencial para o sucesso de um negócio online. No entanto, receber e processar pagamentos, envolve muitos fatores, como intermediação financeira, tarifas bancárias, split de pagamentos, chargebacks, integrações via api, entre outros. Mas não se preocupe, neste artigo iremos explicar o que é e como funciona um Gateway de Pagamento, os principais termos e todas as informações que você precisa saber.
O que é e como funciona um Gateway de Pagamento
Como a tradução em inglês, se trata de um portal, meio onde será processado o pagamento de uma transação, que pode ser uma compra online ou um pagamento de fatura, por exemplo. A plataforma recebedora, que na maioria dos casos pode ser um sistema web, ecommerce, marketplace ou aplicativo, disponibiliza um meio online para que o usuário final consiga submeter seu pagamento via boleto, pix, cartão de débito ou crédito, diretamente ao banco ou fintech da plataforma recebedora, de forma fácil e segura.

Gateway de Pagamento vs Intermediação Financeira
É fácil confundir Gateway de Pagamento com Intermediação Financeira. Os Gateways de Pagamento conectam o cliente da plataforma recebedora diretamente com o seu banco ou fintech parceira, de forma segura, para processar o pagamento. O Gateway de Pagamento fica responsável por esta integração/conexão, e não intermedia nenhum valor recebido. Quanto a Intermediação Financeira, geralmente, a empresa intermediária, além de prover o Gateway, conexão/integração da plataforma recebedora com o seu cliente, também intermedia os valores, ou seja, os pagamentos passam pela conta bancária/tutela do intermediário e depois são repassados para a contratante descontado das taxas e no prazo de liquidação acordado. É importante ressaltar, que existem plataformas hoje que são tanto Gateway de Pagamento, como também Intermediadoras Financeiras, prestando portanto, os dois tipos de serviço.
Vantagens do Gateways de Pagamento
- Tecnologia de fácil integração: Seja via API, checkout ou link de pagamento, os Gateways de Pagamento são focados na tecnologia de pagamentos, portanto provém vários tipos de integrações para sua escolha.
- Múltiplos bancos e adquirentes: Os Gateways de Pagamento, em geral, possuem ou viabilizam integrações com vários bancos e adquirentes, para atender ao máximo a necessidade de integração da sua plataforma, seja intermediando o pagamento e/ou conectando seu software diretamente ao provedor de sua escolha;
- Segurança e anti fraude nas transações: A maioria dos Gateways de Pagamento possuem mecanismos antifraude nas transações;
- Economia nas taxas bancárias: Conexão com bancos e fintechs com melhores taxas de processamento;
- Redução no abandono de carrinho e inadimplência: Facilidade no pagamento, reduzindo inadimplência e desistência de compras.
- Split de pagamentos: Alguns gateways permitem que você faça o “split” (divisão) de valor, diretamente de um pagamento recebido. Isto facilita por exemplo, o pagamento de fornecedores e vendedores, pois os valores vão diretamente para quem você configurou.
O que é Chargeback?
O Chargeback é um estorno em função do não reconhecimento de uma compra pelo titular do cartão de crédito. Isto pode ocorrer devido a vários fatores, sendo os mais comuns:
- Não reconhecimento: Cliente não lembrou ou reconheceu sua marca/empresa no item da fatura;
- Desacordo comercial: Cliente não concorda com a cobrança efetuada no cartão, decorrente de um produto não entregue ou de um serviço não prestado;
- Duplicidade: Cobrança indevida duplicada em função de erro em sistema ou da parte vendedora;
- Fraude: Compra efetuada com um cartão de crédito extraviado e sem consentimento do titular;
A ocorrência de chargeback, origina um estorno “forçado”, que debita o valor estornado dos valores a receber da adquirente. Isto pode ocasionar prejuízos, principalmente se você já tiver entregue o produto ou prestado o serviço, além de aumentar o seu risco perante a adquirente, que por sua vez pode diminuir ou negar antecipações de venda, gerando prejuízo ao seu fluxo de caixa.
Cuidados com o Gateway de Pagamento
Utilizar um Gateway de Pagamento deve requerer alguns cuidados essenciais, como:
- Evite chargeback: Utilize o antifraude do seu Gateway de Pagamento para evitar transações fraudulentas via cartão de crédito, evitando assim o chargeback;
- Utilize o Statement Descriptor” (descrição do extrato): Se disponível no gateway de sua escolha, utilize este recurso para adicionar uma breve descrição que aparecerá na fatura do cartão de crédito do seu cliente, evitando assim o não reconhecimento de sua marca/empresa;
- Atenção às taxas: Existem várias taxas que podem ser cobradas pelo Gateway de Pagamento, Banco e/ou Fintech de sua escolha. Alguns exemplos são: tarifas por processamento, registro, liquidação e baixa de boletos, percentual sobre compra via cartão de crédito, antecipações, comissões, taxas antifraude, entre outros. Portanto, sempre as leve em consideração no cálculo da precificação de seus produtos e serviços como despesas financeiras.
Conclusão
Os Gateways de Pagamento facilitam tanto o lado do empreendedor, como do cliente, através de integrações e funcionalidades para o empreendedor e facilidade e segurança para o cliente. O empreendedor deve escolher a melhor forma de integração que o atende, seja via link de pagamento, integração via api ou checkout. No entanto, o empreendedor deve sempre se atentar a segurança das transações, para evitar chargebacks devido a fraudes, assim como ter o controle das taxas cobradas e prazos de recebimento. Saiba mais sobre Gateways de Pagamentos e integrações em nosso blog.
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