Drex: O que é e como funciona?

Drex: O que é e como funciona o real digital

O que é o Drex?

O Drex é a versão “digital” do Real brasileiro. Permitirá transações digitais com o Real, semelhante como já é realizado atualmente com o Real “analógico”. No entanto, a diferença será que o Drex, que é uma moeda digital administrada pelo Banco Central, terá recursos mais avançados do que o real “analógico”, para compra de bens e serviços específicos.

O Drex é uma criptomoeda?

O Drex não é uma criptomoeda. Estas são baseadas em Blockchain e descentralizadas, ou seja, há vários participantes descentralizados e independentes verificando as transações de forma segura com criptografia, assim como controlando a criação de novas moedas. Portanto, não tem nada de descentralizado, pelo contrário, será um ativo digital centralizado e gerenciado pelo Governo Brasileiro, através do Banco Central.

Como funciona?

O Drex funciona a partir de uma carteira digital, atrelada a uma instituição financeira ou de pagamento, onde o usuário poderá realizar transações. A partir dos recursos do Drex, será possível ter algo semelhante a contratos inteligentes (smart contracts) para transações específicas, como por exemplo, na compra ou venda de imóveis, veículos e até títulos públicos, onde o dinheiro só chega ao recebedor mediante a conclusão do objetivo do contrato (como na conclusão da transferência do bem). Um detalhe importante, é a segurança e a rastreabilidade das transações, almejada pelo BC.

Drex e o Open Finance

O Drex também faz parte do ecossistema do Open Finance, que permite o compartilhamento de dados financeiros entre instituições, com base em regra de uso e segurança. Os recursos de segurança e rastreabilidade previstos no Drex, permite fortalecer o ecossistema do Open Finance, a segurança e possibilidades para os usuários.

Redução de custos com o Drex

O Drex almeja a redução de custos com operações bancárias, assim como democratizar a facilitar o acesso da população ao sistema financeiro. Espera-se que promova a inclusão financeira de mais brasileiros, assim como a redução de custos com a competitividade das instituições financeiras e de pagamentos.

Lançamento do Drex

O Drex ainda não possui uma data exata de lançamento, mas está prevista para 2025, pois ainda encontra-se em fase de testes. O BC espera que este tempo seja suficiente para os participantes do mercado se adequem e incorporem a nova tecnologia. O Banco Central trabalha constantemente para lançar novas tecnologias, assim como aprimorar as existentes, como o Pix Automático, esperado para Outubro de 2024.

Em Resumo

  • Drex é a versão digital do real.
  • Servirá para fins específicos, como compras de bens, imóveis e títulos públicos.
  • É uma moeda digital centralizada e administrada pelo Governo.
  • Espera-se que estimule a concorrência e reduza os custos de operações bancárias.
  • Será seguro, rastreável e parte do ecossistema do Open Finance.
  • Tem o seu lançamento previsto para 2025.
Eduardo Castro

Conteúdo me ajudou bastante. Parabéns.

Deixe seu comentário

1 comentário

*